O que é o WordPress?

Conheça o queridinho do Web-Desenvolvimento!

O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – o CMS – mais usado do mundo, a pesquisa mais recente realizada pela W3Techs apontou que, em Janeiro de 2021, cerca de 64,2% dos sites publicados, são gerenciados pelo WordPress. O que é a maioria avassaladora, já que são dezenas no mercado.
Para se ter uma noção desse impacto veja esse gráfico dos principais concorrentes:
Os dados mostram a consolidada preferência dos profissionais da área do web-desenvolvimento pelo WordPress.
Digamos que ele seja o mais flexível do mercado.
Facilita imensamente a criação e edição de conteúdos em sites, blogs, lojas virtuais, portais de notícia, áreas de membros e outros tipos de página que a todo momento surgem no mercado do Marketing Digital, já que não se usa de linguagem de programação, embora seja produzido por programação.
A necessidade ou mesmo o déficit de profissionais no mercado, pressionou que empresas como WordPress tornasse cada vez mais acessível a operação e manutenção de conteúdo próprio.
Buscando a praticidade e uma interface bem intuitiva, ele se destaca aqui no Brasil, principalmente pela sua tradução, um marco para os profissionais trabalham com ele.

A principais vantagens do WordPress

Talvez esteja um pouco apreensivo se o WordPress é esse monstro todo no mercado de Sites e Marketing Digital, então selecionamento algumas das principais vantagens.

1. Instalação fácil

Acredito que a principal vantagem é a facilidade e rapidez para instalação do sistema e já começar a produzir o conteúdo.
Seu tamanho chega ridículo por tudo que oferece, sendo míseros 15,8mb.

2. Conhecimentos de programação rasos ou nulos

Digamos que todas as pessoas que não entendem do sistema utilizado pelo WordPress, mas tem curiosidade em aprender mais como operar essa ferramenta, pense em primeira instância: “-Deve ser complicado para caramba lidar com aquele tanto de códigos, tipo matrix”, “-Sei nem por onde começa, desisti!”.
O fato é que no fim das contas, não há necessidade que saiba de programação HTML, CCS e outras linguagens usadas hoje em dia. É um conhecimento complementar que ajuda, mas não é essencial.
O WordPress, criou uma forma de que a base de poucos cliques, se constrói dezenas, senão centenas de linhas de códigos programados.

3. Sistema de Códigos Abertos

Primeira impressão que passa é de que é algo desprotegido, acessível a qualquer pessoa que tenha conhecimentos aprofundados de linguagens digitais.
Mas não tem nada a ver com isso, na verdade é uma das principais vantagens do WordPress.
O que acontece é que quem tem acesso à plataforma, à administração do Site, tem total liberdade de aprimorar, alterar ou até mesmo retirar complementos em suas versões de tema, plugin e implementações externas.
Lembrando que para o usos dessa vantagem, requer um conhecimento profundo de programação, tendo como perigo a “quebra do site”.

4. Milhares de plugins disponíveis gratuitamente

Contando com um número bem expressivo, passando dos 50.000 plugins disponíveis em um banco de plugins próprios, diretamente no seu WordPress que acaba de instalar.
As vezes com questão de segundos, temos um plugin baixado e instalado em seu site.
Para entender melhor o que venha ser um plugin, fica mais fácil se compararmos o nosso site com um celular, o que no celular são aplicativos, no nosso site são plugins. Cada um com sua funcionalidade bem específica, com uma facilidade para instalar e desinstalar a qualquer momento. Assim também acontece com o nosso site.
Como pontuei logo a cima, o WordPress, permite que quaisquer pessoas com conhecimentos básicos, possam colaborar com a área de trabalho e ferramentas para as mais variadas necessidades que surgem no percurso da produção do seu site.
Plugins de melhoria de desempenho, segurança, edição, criação e edição de layout, venda, comunicação com ferramentas externas.

5. Milhares de temas

Os temas, é uma das grandes pérolas, que o WordPress pode nos proporcionar no quesito praticidade.
Lembra que com o WordPress não precisa de entender de leitura de códigos? Pois então, aqui é um local que podemos ver essa ponte de facilidade em ação.
Com um imenso catálogo de opções, agrada gregos e troianos.
Assim como na questão dos plugins, o WordPress possui uma “loja” de temas, dentro de seu próprio painel, podendo escolher de forma simplificada diversos designers de sites pré-prontos, que nada mais são, que toda a cadeia de códigos criadas já convertida em layout, pagos ou mesmo gratuitos.
Há também, a possibilidade de aquisição de download de temas externamente. Geralmente os melhores são pagos, mas nada impede de conseguir um bom resultado a partir de ferramentas simples e bem efetivas.

6. Ferramenta para edição

Como todos já sabem, não é novidade para ninguém, que todos os dias, alguém acorda com alguma ideia ou vontade de fazer com que seu celular pudesse ter alguma nova funcionalidade para facilitar seu trabalho.
Talvez isso não tenha acontecido dessa forma, mas vontade como essas é que fazem como que cada dia seja mais acessível se trabalhar com algumas ferramentas que até muito pouco tempo só era possível ser rodado em computadores super potentes.
No entanto, estamos já na terceira década do século XXI, e hoje com um simples celular, é possível se produzir um site profissional tal qual um site produzido por um computador.
Um simples aplicativo faz conexão com a dashboard do seu site tanto o WordPress.com como o WordPress.org. Há muita diferença entre essas duas opções, mas voltaremos a falar disso mais a frente.







Onde tudo começou?

 

Fazendo uma breve pesquisa, descobrimos de onde veio e onde está a situação e a evolução da ferramenta do WordPress.
Há mais de 20 anos, o desenvolvedor americano Matt Mullenweg e o desenvolvedor inglês Mike Little iniciaram um projeto chamado “B2 Cafelog”, que era uma espécie de gerenciador de páginas de blog, fórum, algo assim.
Mas antes de chegar a maturidade, a ferramenta foi descontinuada dando lugar para o que hoje chamamos de WordPress em 2004 em sua versão 1.0.



 

Print Histórico da Versão 1.0 do WordPress



Não demorou muito até ter novas atualizações a partir de novas necessidades, o que antes era um Blog mais robusto, começa a agregar ferramentas que usamos até, hoje como: gerenciamento e suporte a plugins, gerenciamento e comercialização de temas, despregar da imagem de “um grande blog” para criação de página estática, melhorias de velocidade e desempenho (coisa que se torna padrão em melhorias permanentes até hoje), o próprio sistema de upload de imagens e muito mais. Tudo isso até a versão 2.0.
Foram muitas mudanças acontecendo a todo momento, por se tratar de uma ferramenta de código, uma força indispensável dos próprios programadores que se viram que ali poderia ser a revolução que muitos esperavam.
Então, menos de 5 anos depois é lançado o novo layout do WordPress.

 

 

Print da Versão 2.0 do WordPress





Print Histórico da Versão 3.0 do WordPress



A revolução do WooCommerce em 2015

 

Sem dúvida um último marco na história do WordPress analisado e pesquisado, foi a aquisição do WooCommerce, o transformando em um plugin. Mostrando sua entrada definitiva no mercado de e-commerce mundial.
O que não deve ter sido nada fácil para grandes empresas do setor naquele momento como o Magenta e o Shopify que rapidamente perderam juntos o seu favoritismo.



Os riscos do percurso

 

Com o seu crescimento exponencial nesse período da história, atrai a atenção e muitos profissionais de má índole, se é que que podemos chamar de profissionais. Buscaram encontrar falhas de seguranças justamente onde havia mais vulnerabilidades, que era conexão com plugins.
Vários ataques aconteceram entre os anos de 2007 e 2011, não que até hoje ataques ainda não sejam feitos, mas hoje existe segurança, coisa que antes não tinha, até mesmo pela necessidade.
Quanto mais se aprimoram para tentar invadir a plataforma, mais ela se arma de novas interações de segurança.
Nesse período de ataques iniciais aconteceram na inserção de códigos maliciosos, onde davam abertura para ataques. Nos anos seguintes, os plugins se tornaram os principais alvos, sendo os três principais e mais populares da época.
Um grande transtorno que aconteceu na época.

 

Linha do tempo de Versões e suas atualizações.



 

Versão 0.7

Usou a mesma estrutura de arquivos de seu antecessor, b2/cafelog,e continuou a numeração de sua última versão, 0.6.  Apenas 0,71-gold está disponível para download na página oficial do WordPress Release Archive.
 

Versão 1.0

Permalinks amigáveis ao mecanismo de busca adicionado, várias categorias, instalação e upgrade simples, moderação de comentários, suporte a XFN, suporte ao Átomo.
 

Versão 1.2

Suporte adicional de Plugins; quais os mesmos cabeçalhos de identificação são usados inalterados nas versões do WordPress a partir de 2011.
 

Versão 1.5

Adicionou uma gama de recursos vitais, como a capacidade de gerenciar páginas estáticas e um sistema de modelo/tema. Ele também foi equipado com um novo modelo padrão (código chamado Kubrick) projetado por Michael Heilemann.
 

Versão 2.0

Adicionado edição rica, melhores ferramentas de administração, upload de imagens, postagem mais rápida, sistema de importação melhorado, revisão completa do back-end e várias melhorias para os desenvolvedores do Plugin.
 

Versão 2.1

Problemas de segurança corrigidos, uma interface redesenhada, ferramentas de edição aprimoradas (incluindo verificação ortomólida integrada e salvamento automático) e opções aprimoradas de gerenciamento de conteúdo.
 

Versão 2.2

Suporte a widget adicionado para modelos, suporte de alimentação Atom atualizado e otimizações de velocidade.
 

Versão 2.3

Adicionado suporte de marcação nativa, novo sistema de taxonomia para categorias e fácil notificação de atualizações, suporta totalmente o Atom 1.0, com o protocolo de publicação, e algumas correções de segurança muito necessárias.
 

Versão 2.5

Grande renovação para o painel, widgets de painel, upload de vários arquivos, pesquisa estendida, editor melhorado, um sistema de plugin melhorado e muito mais.
 

Versão 2.6

Adicionado novos recursos que fizeram do WordPress um CMS mais poderoso: agora ele pode rastrear alterações em cada post e página e permitir a fácil postagem de qualquer lugar da Web.
 

Versão 2.7

Interface de administração redesenhada totalmente, adicionou upgrades automáticos e instalação de plugins, de dentro da interface de administração.
 

Versão 2.8

Adicionamos melhorias na velocidade, instalação automática de temas de dentro da interface de administração, introduz o editor CodePress para destaque de sintaxe e uma interface de widget redesenhada.
 

Versão 2.9

Adicionado desfazer global, editor de imagens incorporado, atualização de plugin em lote e muitos ajustes menos visíveis.
 

Versão 3.0

Adicionado um novo tema APIs,mesclado WordPress e WordPress MU, criando a nova funcionalidade multi-site, novo tema padrão “Twenty Ten” e uma interface de administração atualizada e mais leve.
 

Versão 3.1

Adicionado o Admin Bar, que é exibido em todas as páginas do blog quando um administrador é logado, e o Formato de Post, melhor explicado como um recurso de microblogs semelhante ao Tumblr. Ele fornece fácil acesso a muitas funções críticas, como comentários e atualizações. Inclui habilidades de vinculação interna, uma interface de escrita recém-simplificada e muitas outras alterações.
 

Versão 3.2

Focado em tornar o WordPress mais rápido e mais leve. Lançado apenas quatro meses após a versão 3.1, refletindo a crescente velocidade de desenvolvimento na comunidade WordPress.
 

Versão 3.3

Focado em tornar o WordPress mais amigável para iniciantes e usuários de tablets.
 

Versão 3.4

Focado em melhorias na personalização de temas, integração do Twitter e várias pequenas mudanças.
 

Versão 3.5

Suporte para o Display Retina, localizador de cores, novo tema padrão “Vinte e Doze”, fluxo de trabalho de imagem melhorado.
 

Versão 3.6

Novo tema padrão “Twenty Thirteen”, aprimoramentos administrativos, pós formatos atualização de interface do usuário, menus melhorias de interface do usuário, novo sistema de revisão, autosave e bloqueio pós-post.
 

Versão 3.7

Aplique automaticamente atualizações de manutenção e segurança em segundo plano, recomendações de senha mais fortes, suporte para instalar automaticamente os arquivos de idioma certos e mantê-los atualizados.
 

Versão 3.8

Interface de administração melhorada, design responsivo para dispositivos móveis, nova tipografia usando Open Sans, esquemasde cores de administração, interface de gerenciamento de tema redesenhada, painel principal simplificado, tema padrão estilo revista “Twenty Fourteen”, segunda versão usando “Processo de desenvolvimento plugin-first”.
 

Versão 3.9

Melhorias no editor de mídia, widget ao vivo e visualizações de cabeçalho, novo navegador temático.
 

Versão 4.0

Gerenciamento aprimorado de mídia, incorporações, interface de escrita, fácil mudança de linguagem, personalizador de temas, detecção de plugin e compatibilidade com PHP 5.5 e MySQL 5.6. 
 

Versão 4.1

Vinte e quinze como o novo tema padrão, escrita sem distrações, fácil troca de idiomas, incorpora vine e recomendações de plugin.
 

Versão 4.3

Foco na experiência móvel, melhores senhas e personalização melhorada.
 

Versão 4.4

Introdução do tema “Vinte e Dezesseis”, e imagens e incorporações responsivas melhoradas.
 

Versão 4.2

Novos recursos “Pressione este”, suporte aprimorado de caracteres, suporte a emojis, personalizador melhorado, novos embutidos e sistema de plugin atualizado.
 

Versão 4.5

Adicionado vinculação inline, formatação de atalhos, visualizações responsivas ao vivo e outras atualizações sob o capô.
 

Versão 4.6

Adicionadas atualizações simplificadas, fontes nativas, melhorias no editor com verificador de link inline e recuperação de conteúdo, e outras atualizações sob o capô.
 

Versão 4.7

Vem com o novo tema padrão “Twenty Seventeen”, Suporte a cabeçalho de vídeo, visualização pdf, CSS personalizado na pré-visualização ao vivo, melhorias do editor e outras atualizações sob o capô.
 

Versão 4.8

O editor da próxima geração. Objetivos específicos adicionais incluem o elemento/limites de link do TinyMCE, novos widgets de mídia, WYSIWYG no widget de texto. Suporte final para versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer.
 

Versão 4.9

Experiência aprimorada de personalização de temas, incluindo agendamento, links de visualização frontend, revisões de autosave, navegação temática, funções aprimoradas do menu e destaque de sintaxe. Adicionado novo widget de galeria e widgets de texto e vídeo atualizados. O editor temático dá avisos e reversões ao salvar arquivos que produzem erros fatais.
 

Versão 5.0

Novo editor baseado em blocos Gutenberg com o novo tema padrão “Vinte e Nove”.
 

Versão 5.1

Avisos de atualização da versão PHP e melhorias no editor de blocos.
 

Versão 5.2

Inclua o Site Health Check, a proteção contra erros php, o diretório de blocos totalmente novo e a assinatura do pacote de atualização.
 

Versão 5.3

Polonês as interações atuais do usuário e torne as interfaces de usuário mais fáceis de usar. Novo tema padrão “Vinte e Vinte”, desenhado por Anders Norén.
 

Versão 5.4

Ícones sociais e blocos de botões adicionados, personalização de blocos e interface de usuário melhorados, recursos adicionados para exportação de dados pessoais, campos personalizados para itens de menu, melhorias de blocos para desenvolvedores.
 

Versão 5.5

Adicionado imagens de carregamento preguiçoso, imagens de site XML por padrão, atualizações automáticas para plugins e temas e melhorias no editor de blocos.
 

Versão 5.6

Melhor legenda de vídeo adicionado, Vinte e um tema adicionado.

 

 

 

 

Qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

Muito provavelmente você talvez já tenha percebido que existem duas empresas diferentes quando falamos entre WordPress.com e WordPress.org, certo?
Se não, vou te explicar um pouco do que se trata e como ela pode diferenciar na forma que é aplicada.
Já falamos sobre funcionamento, vantagens e história. Agora está na hora de explicar as diferenças de cada uma das formas de uso do WordPress. De início, pode causar certa confusão saber que há duas versões do sistema, mas você vai descobrir qual é o propósito de cada uma, e qual faz sentido para o seu caso.

 

WordPress.org

Essa opção ferramenta, é como se fosse a cessão dos códigos abertos da estrutura interna que faz com que qualquer um tenha como criar um espaço de trabalho.
Para ficar mais fácil a compreensão do que seria esse “código aberto” que tanto se fala, imagine a criação de um quadro, uma obra de arte. Antes de qualquer inspiração criativa, é necessária toda aquela estrutura de madeira e tecido grampeado para os primeiros rascunhos.
Assim é com o uso das pastas de arquivos do WordPress.
Nessa modalidade, há a necessidade do uso de uma hospedagem para manter esses arquivos “online”. A Hospedagem copila uma imensidão de arquivos, na casa dos milhares, em uma forma que permita a sua leitura.
FTP se torna uma realidade de trabalho aqui nesse processo. Mas é muita coisa para falar agora. +acesse aqui para entender mais.

WordPress.com

O WordPress.com é um serviço de hospedagem de sites com o software do WordPress.
Você pode se cadastrar gratuitamente e ter um site com o domínio “meusite.wordpress.com” ou pagar para ter um domínio personalizado e mais alguns recursos.
Nesse modelo, você não precisa ter hospedagem e nem domínio registrado para começar.
Mas o WordPress.com também oferece a possibilidade de você ter o seu domínio personalizado, desde que pague o valor de serviço premium, que se torna uma hospedagem com basicamente os serviços principais que oferece o WordPress.org.
Não vamos entrar nas diferenças de ambos agora, pois falaremos sobre isso mais à frente. Por enquanto, é importante esclarecer a existência dessas duas formas de utilização do WordPress.

 

Conclusão

Contamos aqui neste artigo, um pouco do que é e de onde veio o nosso tão querido e essencial WordPress.
Não podemos agora, negar que ele nasceu com sucesso e sempre se manteve no topo, embora muitos tenham tentado manchar a história, sempre se renovou e entregou tudo o que sempre precisamos.
Ouso dizer que WordPress pode ser ainda referência no seguimentos que já se destaca, com grandes expectativas de ter resultados cada vez maiores, um sucesso sólido, porém inovador.
O WordPress começou como uma plataforma de criação e gerenciamento de blogs, mas, com o passar do tempo, ele se tornou um sistema de desenvolvimento para os mais diversos tipos de sites.
De projetos simples aos mais robustos, o WordPress se destacou por vários fatores. Entre eles, seu uso intuitivo para pessoas que não entendem de códigos, alta oferta de plugins e temas, personalização do código fonte e comunidade ativa.
Hoje, não é à toa que seja a principal referência no mercado de CMS. As chances de você gerenciar o conteúdo de um site baseado em WordPress são enormes.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida ou algo tenha acontecido diferente, deixe aqui sua observação nos comentários, será uma honra te responder!

 

 

 

5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte-nos a sua dificuldade que lhe traremos a solução!
Seja mais um cliente nosso de sucesso!